De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo.
E o seu consumo ainda é alvo de muitas dúvidas, mas segundo especialistas a carne suína é uma fonte rica de proteína e, dependendo do corte e da forma de preparo, pode ser mais saudável que a carne de gado ou de frango.
Veja os mitos e verdades sobre essa carne tão saborosa:
A carne suína hoje é mais saudável do que antigamente? Verdade!
Desde 1980, a carne suína perdeu 31% do seu nível de gordura, 14% de calorias e 10% de colesterol. Essas mudanças se devem aos avanços da genética, através do cruzamento e seleção de animais. O percentual de carne magra era de 50% antes da década de 80. Atualmente, a carne magra representa de 58% a 62%.
A carne suína é mais gorda do que as outras? Mito.
Não. Além disso, a carne suína possui maior quantidade de gorduras boas, chamadas de insaturadas do que as ruins, conhecidas como saturadas. Existem somente 07 cortes de carne suína que têm menos gordura que o peito de frango sem pele e 15 cortes aprovados pelo National Heart Foundation.
A carne suína é uma grande fonte de ferro? Verdade.
Além de ser uma importante fonte de proteína de alta qualidade, a carne suína também é fonte de muitas vitaminas e minerais. Alguns cortes suínos apresentam maior quantidade total de ferro em comparação a aves e peixes. Estima-se que 40% do conteúdo total de ferro esteja sob a forma de ferro heme, que possui absorção mais eficiente pelo corpo do que o ferro não heme (presente em alimentos vegetais).
Carne suína é seca e sem sabor? Mito.
A carne suína atinge sua máxima suculência e sabor quando cozida, deixando seu meio levemente rosado. A carne suína pode ficar seca quando cozida, além do ponto, muito bem passada. Portanto, lembre-se: para aproveitar a carne suína suculenta e macia, menos é mais. Um pouco menos de tempo de cozimento significa muito mais suculência. O ideal é cozinhar a carne suína como normalmente faria com a bovina.
Carne suína é prejudicial à saúde? Mito.
A carne suína disponível atualmente no mercado não é gordurosa nem faz mal à saúde. Ao contrário, é um alimento nutritivo, equilibrado, rico em vitaminas e minerais.
Como podemos perceber a carne suína faz bem para a saúde, e pode ser consumida sem nenhum receio. Na hora de comprar lembre-se de olhar a procedência da carne. Quando for ao supermercado, procure pelos cortes de carne suína da Sulita, qualidade e procedência do início ao fim!